27 fevereiro 2006

Estranho Padrão

Primeiro foi o comunicado de Freitas do Amaral relativizando a liberdade de imprensa.

Agora a criação da Entidade Reguladora da Comunicação Social por Santos Silva.

Observa-se um estranho padrão de comportamento no actual governo que forçosamente tem que nos deixar a todos preocupados.

Como lembrou e bem Francisco José Viegas, também no Brasil o poder tentou implementar semelhante legislação, com o agravante da mesma interferir ainda com toda a produção cultural.
Felizmente, a pronta reacção da sociedade civil em geral e dos jornalistas em particular, deitou por terra a manobra deixando cheios de pena os governantes do PT.

Se tal limitação à imprensa livre tem avançado, muito provavelmente jamais teriamos tido conhecimento do gigantesco esquema de corrupção montado pelo governo Lula e ainda hoje José Dirceu e Marcos Valério estariam comandando o mensalão.

É portanto inteiramente legítimo, questionar o porque deste infeliz projecto do executivo de José Sócrates.

26 fevereiro 2006

Notas da Guerra Grande VI - Homenagem a Roa Bastos


Entre 2 e 10 de Março próximos, o Instituto Cervantes de Lisboa programou uma série de eventos para homenagear o grande nome das letras paraguaias Augusto Roa Bastos falecido em 2005.

Para além de mesas-redondas e conferências sobre o autor, será apresentado no dia 7 de Março às 18:30 o documentário El Portón de los Sueños, vida y obra de Augusto Roa Bastos realizado por Hugo Gamarra.

Na escrita de Roa Bastos, Prémio Cervantes de 1989, a História de seu país obteve lugar de destaque e a sombra da Guerra da Tríplice Aliança esteve sempre presente.

O seu mais conhecido romance é a obra Yo el Supremo alicerçada na figura de Gaspar Rodriguez de Francia o homem que governou o Paraguai de 1814 a 1840, antecedendo no poder a dinastia Lopez, e que lançou as bases para o regime autocrático que levou a nação guarani à tragédia de 1864-1870.

(ROA BASTOS, Augusto, Yo el Supremo, Madrid, Catedra, 1983)

Sobre a Guerra do Paraguai, para além das múltiplas referências que sempre fez na sua obra e intervenção cívica, Roa Bastos publicou em conjunto com o brasileiro Eric Nepumoceno, o argentino Alejandro Maciel e o uruguaio Omar Prego Gadea, o livro Los Conjurados del Quilombo del Gran Chaco, que na sua edição brasileira recebeu o título de O Livro da Guerra Grande e que constitui um importante mosaico sobre a o mortífero conflito do Prata.




(ROA BASTOS, Augusto et al., Los Conjurados del Quilombo del Gran Chaco, Buenos Aires, Alfaguara, 2001.)









(ROA BASTOS, Augusto et al., O Livro da Guerra Grande, Rio de Janeiro, Record, 2002.)




NOTAS DA GUERRA GRANDE V - Colóquio em Paris

24 fevereiro 2006

The Chess Game




Sophonisba Anguissola

(1532 ? - 1626 )

Hattrick

O Hattrick tem o seu primeiro Campeão do Mundo.

É françês e vem da Normandia.

FC Barentin

Astrologia

Francisco Burnay desmonta em dois interessantes posts uma das mais irracionais das muitas crendices populares: A astrologia.

No Diário Ateísta.

23 fevereiro 2006

Mulher de Malandro

Passaram-se seis meses e aparentemente o escândalo do mensalão deixou de comover a opinião pública brasileira.

Os mesmos cidadãos que acompanharam as intermináveis transmissões televisivas da CPI, que se indignaram com os dólares na cueca de um obscuro assessor, que vociferaram contra a traição dos pseudo-éticos do PT, são os mesmos que agora se preparam para alegremente reelegerem Lula da Silva e proporcionarem ao partido da estrela mais quatro anos de cofres recheados e contas bem gordinhas.

Eis um exemplo de um povo que adora ser «mulher de malandro».

22 fevereiro 2006

Desporto Picante






Primeiro foi o filme ao lado.

Agora é o Lovechess!

O Xadrez tem mesmo algo de picante...



21 fevereiro 2006

Utopia


VERSO LIMPO DA UTOPIA
de César Miranda

A realidade

Fria

Entupiu

A pia

Da Utopia.


Uma contra-homenagem ao Pedro Pinto do Ainda Outro Dia.

20 fevereiro 2006

Duas Praças


Duas mulheres, uma presente outra ausente, a procura de uma, a procura pela outra.

O Brasil e a Argentina numa realidade paralela e entrelaçada.

O mais recente romance de Ricardo Lísias.


(LÍSIAS, Ricardo, Duas Praças, São Paulo, Ed. Globo, 2005.)

18 fevereiro 2006

Notas da Guerra Grande V - Colóquio em Paris


Realizou-se em Paris de 17 a 19 de Novembro de 2005, o Colóquio Internacional LE PARAGUAY A L'OMBRE DE SES GUERRES - Acteurs, Pouvoirs et Representations.

Tendo como pano de fundo os dois grandes conflitos em que o Paraguai esteve envolvido desde o Século XIX, a Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870) e a Guerra do Chaco (1932-1935), o colóquio debruçou-se através de múltiplas abordagens que foram da História à iconografia, da antropologia à literatura, nas origens, desenvolvimentos e consequências que os supra-citados confrontos trouxeram às regiões do Prata, do Chaco e a toda a América do Sul.

Sendo estes episódios encarados como «marginais» na historiografia contemporânea européia e praticamente desconhecidos mesmo nos meios académicos, é de realçar a importância de um evento destas características para o seu aprofundamento e compreensão.

Para todos os que se interessam pelo tema é possível encontrar a apresentação do simpósio assim como as principais comunicações no site da Revista Nuevo Mundo - mundos nuevos publicação digital dedicada à História Latino-Americana.

Sobre a Guerra Grande é possível ler:

No site da revista encontra-se ainda uma crítica ao documentário Cándido Lopez, los campos de batalla, de José Luis Garcia (Argentina-Paraguai, 2005)

NOTAS DA GUERRA GRANDE IV - Sonhos Guaranis

16 fevereiro 2006

Ocaso

Ao invés de resolver de uma vez o grave problema de credibilidade que constitui a presença de Freitas do Amaral no governo, José Sócrates prefere empurrar a questão com barriga e segurar o actual Ministro dos Negócios Estrangeiros.

Faz mal. A vida ensina que os problemas não desaparecem quando fingimos não existirem, e os estragos feitos por Freitas do Amaral já o levaram a um ponto de não retorno. É uma pena assistir a um fim de carreira tão lamentável como o que está a protagonizar o antigo candidato a Belém, mas nisso está a ser coerente com as opções que tomou nos últimos anos.

Juntou-se a Mário Soares, seu antigo adversário político, na adopção de uma agenda radical e extremista e agora junta-se também num triste e desonroso ocaso.

Ficam ambos muito mal na fotografia.

15 fevereiro 2006

Negacionismo

Da mesma forma que se criticaram as esdrúxulas posições de Freitas do Amaral em relação à crise dos cartoons, deve-se também elogiar a rápida reacção às incríveis declarações do Embaixador do Irão Mohammed Taheri sobre o Holocausto.

Os frutos da política extremista do Presidente Mahmoud Ahmadinejad estão a germinar e perante a pressão internacional relacionada com o dossier nuclear, a liderança iraniana aposta numa fuga para frente, de que as recentes diatribes que visam negar o Shoa são um exemplo.

Entramos portanto num caminho perigoso, que só uma posição firme e concertada da comunidade internacional pode conter.

Terá entendido agora Freitas do Amaral porque é que não se pode ceder ao fundamentalismo quando estão em causa valores ?

14 fevereiro 2006

Rudolf Spielmann




«Na abertura, um mestre deve jogar como um livro; no meio-jogo, como um mágico; no final, como uma máquina»


13 fevereiro 2006

Pó-de-Arroz

«(...) Ah, sim, ela preferia o Morumbi cheio de gente quando jogava o São Paulo e, sobretudo, quando o São Paulo ganhava.. O seu pai a levara muitas vezes ao estádio e nessas noites vestia-se com a camiseta branca do São Paulo como uma simples torcedora vinda do subúrbio. Se apaixonara por Raí, a quem o pai tratava por "o garoto francês", e ela seguia suas jogadas, levantava-se quando ele engatava uma corrida, gritava quando seguia com a bola pela direita do campo (Salve o tricolor paulista, amado clube brasileiro, tu és forte, tu és grande, de entre os grandes és o primeiro...), ela entoou muitas vezes o hino na abertura dos jogos (Oh tricolor, São Paulo clube querido, tu tens o nosso amor, teu nome e tuas glórias têm honra e esplendor...)»

(VIEGAS, Francisco José, Longe de Manaus, Porto, Edições ASA, 2005.)

Valeu Francisco!
Estou de alma lavada.

11 fevereiro 2006

Notas da Guerra Grande IV - Sonhos Guaranis

A invasão de Mato Grosso no dia 23 de Dezembro de 1864 pelas tropas de Solano Lopez marcou o início das operações militares da Guerra do Paraguai. A província só viria a ser totalmente recuperada em meados de 1867 com a tomada de Corumbá e se até então a distância dos centros de poder brasileiros propiciava um forte contacto com os vizinhos guaranis, os anos de ocupação e suas consequências materiais e emocionais deixaram sequelas que ainda hoje perduram.

Uma ilustração dessa realidade é seguinte música de Almir Sater e Paulo Simões:

Sonhos Guaranis
Composição: Almir Sater / Paulo Simões

Mato Grosso encerra em sua própria terra
Sonhos guaranis
Por campos e serras a história enterra uma só raiz
Que aflora nas emoções
E o tempo faz cicatriz
Em mil canções
Lembrando o que não se diz

Mato Grosso espera esquecer quisera
O som dos fuzis
Se não fosse a guerra
Quem sabe hoje era um outro país
Amante das tradições de que me fiz aprendiz
Em mil paixões sabendo morrer feliz

E cego é o coração que trai
Aquela voz primeira que de dentro sai
E as vezes me deixa assim ao
Revelar que eu vim da fronteira onde
O Brasil foi Paraguai

(Para quem tem o Real Audio pode ser ouvida aqui.)

NOTAS DA GUERRA GRANDE III - Associación Argentina Descendientes de Guerreros del Paraguay

10 fevereiro 2006

Leitura Essencial...




...para entender os dias que correm!

Senso Comum

A crise dos cartoons tem sido pródiga na revelação das credenciais democráticas de algumas das nossas personalidades.

Agora foi a vez de José Saramago opinar.

Embora não tenha alinhado nos argumentos censórios de Freitas do Amaral e Ana Gomes, o nobel português veio defender o «senso comum», sustentando que foi isso que faltou aos desenhadores dinamarqueses.

É muito curioso que tal ponto de vista tenha partido da mesma pessoa que em 1991 publicou (e a meu ver com todo o direito) uma violentíssima sátira ao catolicismo no badalado O Evangelho Segundo Jesus Cristo. Para Saramago portanto, o «senso comum» só se aplica quando está em causa um símbolo islâmico, devendo ser ignorado se o objecto for a fé cristã.

Curiosa dualidade de critérios.

Capitulação

Depois dos dinamarqueses, também os editores da Noruega sucumbiram à pressão e imploraram o perdão dos torquemadas muçulmanos.

Mas como criticar estas pessoas, que estão ameaçadas de morte, se as mesmas assistem diariamente os líderes das amedrontadas democracias ocidentais a humilharem-se e a justificar o terror do fanatismo islâmico?

09 fevereiro 2006

Invertebrados

Vitalino Canas, porta-voz do Partido Socialista, ao comparar hoje na Assembléia da República os cartoonistas aos radicais islâmicos, mostrou que a presença de invertebrados não é um exclusivo do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Imprescindível

«Mais vale verdes do que mortos» por Pacheco Pereira

Como Uma Liberdade

Uma iniciativa de Tiago Barbosa Ribeiro e Rui Bebiano.

08 fevereiro 2006

Diplomatas?

É triste constatar que num momento em que a Dinamarca e os dinamarqueses estão acossados pelo fascismo de turbante e por uma onda de ódio e violência ímpar, encontram nos seus parceiros comunitários não apoio e solidariedade, mas críticas e insultos de diplomatas desta espécie.

O Grande Inquisidor



«A liberdade sem limites não é liberdade, mas licenciosidade.»

Diogo Freitas do Amaral








NÃO FALA EM MEU NOME


07 fevereiro 2006

Portugal de Joelhos

O inacreditável comunicado de imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros sobre o caso dos cartoons, veio apenas confirmar o que há vários dias se adivinhava: De forma pusilânime e vexatória Portugal coloca-se ao lado da intolerância, da violência e do obscurantismo. De uma figura como Diogo Freitas do Amaral já nada pode surpreender. Tornou-se ele próprio uma triste caricatura .

De um chefe de Governo como José Sócrates é que se esperava mais coragem, responsabilidade e solidariedade para com um parceiro democrático como é a Dinamarca e acima de tudo mais respeito pelos valores da Liberdade e do Direito. Um a um, os líderes europeus vão caindo de joelhos e já pouco falta para rastejarem e implorarem perdão ao fundamentalismo. Não tarda e ainda expulsam os dinamarqueses da Comunidade Européia.

A chantagem da violência e do terror ganhou mais uma.

E a procissão ainda vai no adro...

Salo Flohr Segundo Hobsbawn

«(...)Um personagem cinzento da região dos Cárpatos, um tal Salo Flohr esmagado pelo facto de Alekhine se ter recusado a aceitar o seu desafio de pôr em jogo frente a ele o seu título de campeão mundial de xadrez, costumava entregar-se a esse desporto com o tio Sidney, enquanto esperava poder vir a viajar para Moscovo para fazer frente ao campeão soviético Mikhail Botvinik. Flohr nunca conseguiria ser o número um, mas viria a ser uma figura conhecida no mundo do xadrez soviético e, provavelmente, um dos poucos casos em que a emigração para a Rússia de Estaline nos anos 30 não se saldaria por um desastre.(...)»

(HOBSBAWM, Eric, Tempos Interessantes, Porto, Campo das Letras, 2005.)




Salo Flohr (1908-1983) durante uma simultânea.

05 fevereiro 2006

Cedência

Logo após os atentados de 7 de Julho em Londres, o governo de Tony Blair anunciou uma série de medidas legislativas destinadas a punir todos os líderes políticos e religiosos que incitassem à violência.

Pois bem, ontem na capital britânica, umas centenas de selvagens desfilaram pelas ruas grunhindo slogans ameaçadores e defendendo abertamente o assassinato dos cartunistas dinamarqueses. O que fizeram as autoridades inglesas para impedir tal arruaça?

Será que também já cederam à chantagem do terror e se preparam para ajoelhar aos pés do extremismo?

03 fevereiro 2006

A Fauna Contra-Ataca

Como era previsível também na blogosfera já se levantou a fauna de costume para condenar o Ocidente e esmiuçar a sua compreensão pela ira dos fanáticos muçulmanos.

Com a falta de seriedade intelectual que os caracteriza, foram buscar ( e também isto era previsível!) alguns exemplos de intolerância do catolicismo: Um anúncio proibido em Itália por lembrar a Última Ceia e a conhecida perseguição ao filme Je Vous Salue Marie de Godard. Claro está que também já foram muitos os que nos últimos dias se lembraram da Inquisição para insinuar que no fundo os muçulmanos radicais até são bonzinhos!

Estas luminárias do pensamento moderno, sempre prontas a sacar do seu proselitismo ideológico e tão críticas do mundo burguês e globalizado de que tanto usufruem, são incapazes de perceber o que está em jogo. A cegueira politicamente correcta os ofusca.

O que eu gostava mesmo é de ver estas criaturas a viver no «oprimido» mundo islâmico e sujeitas às suas «ancestrais tradições» e «sensibilidades».

Não adoravam ver Joana Amaral Dias a viver no puro mundo muçulmano, longe da influência ocidental e dos vícios do neoliberalismo ? Não gostavam de vê-la defender em Riad, Tripoli ou Gaza a legalização do aborto, o casamento de homossexuais e a liberalização das drogas leves ou simplesmente os mais básicos direitos das mulheres?

Mas como sabemos sempre que pode ela escapa é para os EUA.

02 fevereiro 2006

O Cerco à Liberdade

O islamismo radical não se contenta a fomentar o ódio, a intolerância, o racismo e a violência dentro de portas. Há muito que se encontra em expansão e pretende tornar o seu fanatismo desumano em lei universal.

Não lhes basta tratar as mulheres como lixo, não lhes é suficiente suprimir os mais básicos direitos individuais e coletivos, já não lhes é suficiente o cultivo do terror no seu medíocre mundo.

Passaram há muito à ofensiva perante a passividade das democracias ocidentais. O caso Salman Rushdie foi disso o maior exemplo.

Agora o fascismo islâmico está em polvorosa por causa das caricaturas de Maomé publicadas no jornal dinamarquês Jyllands-Posten e exige que as autoridades locais punam exemplarmente os cartunistas envolvidos. Por punição exemplar devem estar a referir-se à aplicação da Sharia, talvez com o apedrejamento até à morte ou com a decapitação pública, que constitui um dos seus desportos favoritos.

Não conseguem, ou não querem conceber, conceitos como Liberdade de Expressão, Democracia e Separação entre o Estado e as religiões. São demasiados tacanhos para lá chegarem.

Como sempre já apareceram na Europa algumas vozes do inevitável politicamente correcto a dar-lhes razão, e até a ameaçar com processos os jornais e criadores envolvidos no caso! E o mais grave é que alguns desses iluminados são pessoas com responsabilidades na condução dos destinos europeus.

Cada vez que uma sociedade democrática se rende perante canalhas desta espécie, mais força eles ganham. Não admira portanto, que o extremismo cresça por toda a Europa e que se torne regra, mesmo em países muçulmanos até há pouco moderados. Está aqui parte da explicação para o triunfo na Palestina do grupo terrorista Hamas.

(Sobre o assunto ver também o excelente post do Rui Curado da Silva no Klepsydra.)

01 fevereiro 2006

O Xadrez e A Brasileira de Coimbra


Os anos 90 foram trágicos para os tradicionais cafés de Coimbra.

De uma assentada desapareceram o Mandarim, o Arcádia e o emblemático e politizado A Brasileira.

Este último situado na Rua Ferreira Borges, em pleno coração da cidade, foi durante décadas sede de várias tertúlias, saraus políticos, culturais e...xadrezísticos.

Alberto Vilaça, nome incontornável da vida da cidade e autor de inúmeros textos políticos, históricos e memorialísticos passou agora ao papel algumas das mais saborosas histórias passadas no café que frequentou durante quase 50 anos e que enchem de nostalgia até aqueles que como eu mal conheceram o emblemático local.

Em 1995 A Brasileira fechou transformando-se num Pronto-A-Vestir.

Para além do bom café, da discussão política e cultural, A Brasileira tinha também como atracção um núcleo xadrezistico que funcionou durante anos no 1º andar e que serviu de base para o Grupo de Xadrez de Coimbra que já nos anos 90 iria renascer incorporado na Associação Académica de Coimbra.

Das várias histórias que nos conta Alberto Vilaça sobre o Xadrez n'A Brasileira e na cidade, é justamente sobre a a formação da Secção de Xadrez da Associação Académica de Coimbra que trata uma das mais interessantes envolvendo os estudantes Vasco António Ramos Eloy, João Ribeiro e um futuro professor de Hipnotismo, Eugénio Monteiro:

(...)
Ora foi precisamente o Eloy quem me contou que naquela era antiga se organizara uma secção de xadrez na Associação Académica e houvera que eleger um presidente por voto secreto, comparecendo à respectiva reunião exactamente e apenas os três referidos activistas. A contagem dos votos evidenciou um previsível resultado, face às idades respectivas e afinidades pessoais e ideológicas dos dois primeiros : dois votos a favor do Eloy e um a favor do futuro cultor do hipnotismo. mas este não se calou:
-Cheira-me a manobra comunista.

VILAÇA, Alberto, À Mesa d'A Brasileira - Cultura, Política e Bom Humor, Calendário das Letras, 2005.