31 março 2006

Casa Rosada

Não satisfeito em nos mostrar algumas facetas de São Paulo, o Elton Melo resolveu agora nos presentear com suas fotos da magnífica Buenos Aires.

Está tudo no Tierra Esquisita.

28 março 2006

A Queda de Palocci

Acusado por crimes de formação de quadrilha, peculato, falsidade ideológica e corrupção passiva, caiu finalmente o poderoso ministro das finanças de Lula, Antônio Palocci.

Enterrado até ao pescoço num tenebroso caso que envolve ainda uma rede de prostituição e a quebra do sigilo bancário de uma testemunha, o antigo Prefeito de Ribeirão Preto e sustentáculo da ortodoxia económica da administração Lula, sai de cena para preservar o candidato-presidente.

Mesmo passado praticamente um ano, desde o início do gigantesco escândalo de corrupção envolvendo o governo Lula e seus apoiantes, é incrível como a quadrilha do Partido dos Trabalhadores ainda nos consegue surpreender.

Desde mesadas a deputados corruptos, passando por dólares nas cuecas, orgias em puteiros de luxo, assassínios mal esclarecidos e uma dose descomunal de cinismo e falta de vergonha na cara, tudo nesta história nos arrepia e envergonha. Em se tratando de picaretagem, Lula e seus assistentes são simplesmente imbatíveis. Perto deles Mobutu e Ferdinando Marcos até parecem meninos de coro !

Com a queda de Palocci, ganha peso a ala xiita do PT. A mesma que sempre condenou a manutenção da política financeira herdada do governo Fernando Henrique, e que no meio de toda esta tragédia permitiu alguma estabilidade e crescimento económico.

Em ano de eleições é fácil de prever como serão os próximos meses.
O pior ainda está por vir...

23 março 2006

21 março 2006

O Factor Garotinho


Depois do PSDB, é agora a vez do PMDB definir o seu candidato às eleições presidenciais. Tudo indica que será o ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho.

Herdeiro das tradições mais populistas de Leonel Brizola, receptor do importante eleitorado evangélico, e demagogo com grandes dotes de oratória, Garotinho será um factor a ter em conta no desenvolvimento da campanha.

Não beliscará de certeza a hegemonia de Lula e muito previsivelmente ficará atrás de Alckmin, mas o seu discurso simplista, suas soluções fáceis e a manipulação do sentimento religioso, chegarão provavelmente para consolidar a sua liderança numa parte significativa do eleitorado.

Centro político e cultural do Brasil durante séculos, o Rio de Janeiro mergulhou com a mudança da capital para Brasília, num processo de decadência cujas consequências estão à vista.

Administrações desastrosas como as de Brizola e Garotinho, levaram o Rio ao caos e ao quase desaparecimento da autoridade do Estado. Acontecimentos como os dos últimos dias, em que o exército foi obrigado a negociar a devolução de armas roubadas com os traficantes de droga, são uma consequência lógica mas absurda, de anos de prevalência de populismo, demagogia e excesso de politicamente correcto.

Ainda existe no entanto, muito mercado para este tipo de política.
Garotinhos há muitos.
E não só Brasil...

19 março 2006

Fernando Gil (1937-2006)



Portugal perdeu hoje uma das suas mais lúcidas, sensatas e importantes vozes.

Desapareceu em Paris o filósofo, professor e ensaísta Fernando Gil.

18 março 2006

A Candidatura de Alckmin

O Palácio dos Bandeirantes - sede do governo do Estado de São Paulo - tem tido ao longo da sua existência inquilinos muito pouco recomendáveis.

Mesmo deixando de lado figuras históricas de má memória, como o populista Ademar de Barros - o homem do rouba mas faz - basta recorrer às ultimas décadas, para constatar que estas ficaram negativamente marcadas por governadores do calibre de Paulo Maluf, Orestes Quércia e Luiz António Fleury Filho.

Uma excepção a essa triste regra, tem sido o actual governador paulista, Geraldo José Alckmin, que desde a morte do saudoso Mário Covas, tem feito com discrição e eficiência uma gestão marcada pelo rigor, seriedade e altos níveis de aprovação. Um profundo corte com algumas das inqualificáveis e já citadas administrações anteriores.

Pois bem, Alckmin acaba de ser confirmado pelo PSDB, como o candidato tucano às presidenciais de Outubro próximo. Superou com êxito a acirrada disputa interna com o favorito José Serra e tem pela frente uma tarefa quase impossível que é chegar ao Planalto.

E digo impossível, porque além de ter pouca notoriedade fora do eixo Rio-São Paulo-Minas, faltam a Alckmin, o carisma, o descaramento, o cinismo e a falta de escrúpulos do actual presidente Luís Ignácio Lula da Silva.

Lula, responsável maior seja por desconhecimento seja por omissão, pelo mensalão - o maior escândalo de corrupção da História do Brasil - há muito deixou de ser aquele simplório bonacheirão e bem intencionado que fazia as delícias dos comentadores internacionais.

Com a chegada ao poder sofisticou-se, no pior sentido do termo, e como bem demonstrou na já famosa entrevista ao programa Roda Viva da TV Cultura, aprendeu todos os truques da baixa política, assimilando a prática e a doutrina do coronelismo que sempre afirmou combater.
No tête-à -tête eleitoral será por isso imbatível.

Numa eleição em que se jogará o futuro do PT e sabendo-se que o actual partido do poder não hesitará em usar todas as armas para conservar as lucrativas estruturas do Estado Federal, dificilmente Alckmin terá estofo para aguentar a pressão e a força dos muitos milhões de dólares que o Partido dos Trabalhadores colocará no terreno. Aliás, na era do mensalão, dinheiro e cara-de-pau não faltarão de certeza a Lula e seu partido.

Junte-se a isso a fraca memória coletiva do povo brasileiro e os bons indicadores económicos, derivados da política iniciada no governo Fernando Henrique - e que Lula teve o bom senso de prosseguir - para fazer de Alckmin um candidato derrotado à partida.

Enganam-se no entanto, os que pensam que o vencedor será Lula.
Será José Dirceu!

16 março 2006

Brito Camacho e o artista D. Carlos

No blog O Amigo do Povo, João Miguel Almeida lembra uma venenosa expressão que teria sido popularizada por Manuel Brito Camacho, um dos grandes vultos da propaganda republicana e líder político de relevo no combate a Afonso Costa no pós-1910.

A mordacidade, foi aliás, a grande arma do líder unionista no decorrer da sua longa carreira de político e jornalista.

Um exemplo sublime:

Nos derradeiros anos da Monarquia, Brito Camacho fundou o diário republicano A Lucta caracterizado por uma linguagem moderada no formato mas assassina na ironia.

Na edição de 21 de Fevereiro de 1906, podemos encontrar a seguinte pérola:

«A imprensa monárquica sem discrepâncias, anda há dias a encarecer o altíssimo valor de uma aguarela exposta pelo sr. D. Carlos em Paris, na galeria Georges Petit. Nada entendemos de coisas de arte, mas visto que o dizem colegas tão autorizados, também nós concordamos que o rei é um grande artista.»

14 março 2006

Notas da Guerra Grande VII - Adeus, Chamigo Brasileiro

Da autoria do antropólogo e desenhador André Toral, esta interessante Banda Desenhada constitui uma original abordagem à História da Guerra do Paraguai.

Nascida como parte da tese de doutoramento apresentada pelo autor em 1997 no Departamento de História da Universidade de São Paulo, aborda alguns dos principais momentos da guerra - Batalha de Tuiutí, Batalha de Curupaiti, a conquista de Humaitá - e recria algumas personagens fundamentais para o enquadramento humano do conflito, como os Voluntários da Pátria, os sacrificados soldados paraguaios e até mesmo o argentino Candido Lopez, figura central da iconografia da Guerra da Tríplice Aliança.

Autor com obra feita - colaborador em publicações marcantes como as saudosas revistas brasileiras dos anos 80 - Chiclete com Banana e Animal - André Toral alia a sua faceta de criador à de investigador, proporcionando a todos aqueles que se interessam pelo tema, um valioso aporte bibliográfico.

(TORAL, André, Adeus, Chamigo Brasileiro , São Paulo, Companhia das Letras, 1999.)

NOTAS DA GUERRA GRANDE VI - Homenagem a Roa Bastos

13 março 2006

Exames

O governo anunciou hoje uma das mais esperadas e necessárias medidas na área da educação: A realização de exames para acesso à carreira docente.

Há muito que o processo de seriação dos candidatos ao ensino está viciado pelas classificações irrealistas que algumas faculdades insistem em atribuir aos seus alunos. Tal facto, leva a uma total perversão do sistema, premiando não as melhores universidades e cursos, mas sim aquelas que usam e abusam do facilitismo.

Um estudante que queira hoje em dia cursar uma faculdade de ponta, fatalmente será prejudicado no futuro, pois apesar da sua formação ser de maior qualidade, as suas notas provavelmente serão inferiores aos oriundos das ESE's e Politécnicos da vida.

A ser posta em prática a seriação, medida há muito reivindicada por todos os que defendem uma escola de qualidade, Portugal dará um passo de gigante para romper com o ciclo vicioso que há muito corrompe o nosso sistema de ensino.

Só é pena, que uma vez mais, os sindicatos do sector se mostrem tão empenhados na manutenção da mediocridade e do status quo vigente. Parece que falar em qualidade e justiça a alguns sindicalistas constitui um autêntico crime de lesa-pátria.

11 março 2006

Levon Aronian




Em 2005 ganhou a Taça do Mundo.

Agora brilhou em Linares, vencendo o mais importante torneio do circuito e ficando à frente do Campeão Mundial Vesselin Topalov.

Fixem bem este nome.

Levon Aronian veio para ficar!

Livraria Ateneo


A Lello que me perdoe, mas a mais bonita livraria do mundo fica no número 1860 da Avenida Santa Fé em Buenos Aires.



09 março 2006

Selva de Pedra




Carência Democrática

Há uns tempos atrás Pacheco Pereira dizia existirem três partidos democráticos no nosso parlamento: PS, PSD e CDS. Logo se levantou um coro de protestos pela exclusão do Bloco de Esquerda e do Partido Comunista Português do rol das forças comprometidas com a Democracia.

Pois bem, hoje os deputados do BE e do PCP resolveram dar razão a Pacheco Pereira ao ficarem em silêncio no momento do juramento e posse de Cavaco Silva.

Mostraram azedume, falta de sentido de estado e uma enorme carência democrática.

Se é de todo legítimo que não aplaudissem o discurso do novo presidente e discordassem do seu conteúdo - como aliás fizeram os deputados do PS - é no mínimo insólito que não tenham legitimado a declaração de compromisso, feita nos termos e no momento indicados pela Constituição da República.

No fundo, o que quiseram demonstrar é que não aceitam os resultados das eleições, mecanismo das «democracias burguesas», e que só o pragmatismo e falta de força os leva a acatar.

Os estalinismo e o maoísmo, enrustidos numa capa de pseudo-modernidade, continuam vivos nos partidos ditos revolucionários. Em pleno Séc. XXI continuam a viver nos inesquecíveis tempos de 1917...

08 março 2006

Balanço

Mais do que pela a entrada de Cavaco Silva, o dia 9 de Março fica marcado pela saída do pior presidente dos nossos trinta anos de democracia.

Jorge Sampaio assistiu de braços cruzados à destruição económica do país pelas mãos de António Guterres e seu desastroso governo, e foi somente quando o Partido Socialista perdeu o poder, que o presidente agora cessante descobriu que para além dos discursos fechados e ininteligíveis, poderia exercer também a tal magistratura de influência.

Aliás, quando se começava a falar em rigor, até descobriu que havia vida para além do défice!!!

Num momento em que tanto se fala da crise da justica, é importante também não esquecer o forte contributo de Jorge Sampaio para a descredibilização do sector.

Muito preocupado com as tradições, não hesitou em desprestigiar o Estado de direito e os tribunais, e colocou-se ao lado dos criminosos de Barrancos em clara desmoralização da lei vigente. Foi como se lembram, o principal responsável pela legalização das touradas de morte, retrocesso civilizacional de décadas, e que para desgraça de todos nós, acabou por ser o grande legado dos dez anos de mandato de Sampaio na presidência.

Mesmo passando ao lado do episódio Santana Lopes, situação para a qual foi arrastado e em que pouco mais poderia ter feito, o certo é que Jorge Sampaio deixa o Palácio de Belém com o país numa situação incomparavelmente pior do que aquela que encontrou. Sabendo-se que não é o único responsável, não deixa no entanto de ser um triste balanço.

Dir-me-ão de certeza, que sai com altos índices de popularidade.

Mas num país que cultiva a mediocridade, a passividade e o cinzentismo, outra coisa seria de esperar?

06 março 2006

Farida Arouche


Nasceu na Argélia, tem 25 anos e é Mestre Internacional Feminina.
Lindo nome para uma jogadora de Xadrez!

04 março 2006

Indústria

Será que a cultura do porno respeitabilizou-se e deixou de ser apenas um segredo mal escondido na esmagadora maioria dos armários contemporâneos?

A profusão de documentários, livros e sites dedicados, não ao hardcore puro e duro, mas sim à biografia das suas estrelas e ao dia a dia da indústria indicia que já não é preciso espreitar atrás da porta verde...

Boogie Nights e Wonderland no cinema.

Jeena Jameson e Nacho Vidal nos escaparates.


(BARBA, David, Nacho Vidal-Confesiones de una estrella del porno, Madrid, Ed. Martinez Roca, 2004)

03 março 2006

Dr Che

Se há algo que os activistas da anti ou alter globalização adoram, é vestir a globalizada camiseta com a figura de Che Guevara e disparar contra os malefícios do liberalismo. Como uma carneirada fiel deliciam-se a louvar o santo do socialismo tropical e sem qualquer sentido crítico a elevá-lo aos píncaros da virtude e da glória.

O facto do Dr. Che ter assassinado e perseguido sem reservas os seus muitos desafectos e ter sido um dos criadores da mais longa ditadura unipessoal dos tempos modernos é apenas um detalhe insignificante que os tais arautos da contra-cultura preferem desprezar.

O homem é um mito. E todos sabemos como na iconografia libertária os mitos são necessários.

Não admira portanto a pronta reacção da blogosfera militante ao post politicamente incorrecto do Valter Hugo Mãe e respectiva chamada de atenção do Francisco José Viegas.

Náusea

A ida de Freitas do Amaral ao Parlamento foi muito útil.

Se até agora o dito senhor despertava alguma pena, depois do que disse ontem só desperta um sentimento: Nojo!

01 março 2006

Fotos do Arouche

Esta e outras imagens do Largo do Arouche podem ser encontradas no Sampa- Pelos Trilhos do Metrô um original e delicioso blog do paulistano Elton Melo.