03 fevereiro 2006

A Fauna Contra-Ataca

Como era previsível também na blogosfera já se levantou a fauna de costume para condenar o Ocidente e esmiuçar a sua compreensão pela ira dos fanáticos muçulmanos.

Com a falta de seriedade intelectual que os caracteriza, foram buscar ( e também isto era previsível!) alguns exemplos de intolerância do catolicismo: Um anúncio proibido em Itália por lembrar a Última Ceia e a conhecida perseguição ao filme Je Vous Salue Marie de Godard. Claro está que também já foram muitos os que nos últimos dias se lembraram da Inquisição para insinuar que no fundo os muçulmanos radicais até são bonzinhos!

Estas luminárias do pensamento moderno, sempre prontas a sacar do seu proselitismo ideológico e tão críticas do mundo burguês e globalizado de que tanto usufruem, são incapazes de perceber o que está em jogo. A cegueira politicamente correcta os ofusca.

O que eu gostava mesmo é de ver estas criaturas a viver no «oprimido» mundo islâmico e sujeitas às suas «ancestrais tradições» e «sensibilidades».

Não adoravam ver Joana Amaral Dias a viver no puro mundo muçulmano, longe da influência ocidental e dos vícios do neoliberalismo ? Não gostavam de vê-la defender em Riad, Tripoli ou Gaza a legalização do aborto, o casamento de homossexuais e a liberalização das drogas leves ou simplesmente os mais básicos direitos das mulheres?

Mas como sabemos sempre que pode ela escapa é para os EUA.