01 fevereiro 2006

O Xadrez e A Brasileira de Coimbra


Os anos 90 foram trágicos para os tradicionais cafés de Coimbra.

De uma assentada desapareceram o Mandarim, o Arcádia e o emblemático e politizado A Brasileira.

Este último situado na Rua Ferreira Borges, em pleno coração da cidade, foi durante décadas sede de várias tertúlias, saraus políticos, culturais e...xadrezísticos.

Alberto Vilaça, nome incontornável da vida da cidade e autor de inúmeros textos políticos, históricos e memorialísticos passou agora ao papel algumas das mais saborosas histórias passadas no café que frequentou durante quase 50 anos e que enchem de nostalgia até aqueles que como eu mal conheceram o emblemático local.

Em 1995 A Brasileira fechou transformando-se num Pronto-A-Vestir.

Para além do bom café, da discussão política e cultural, A Brasileira tinha também como atracção um núcleo xadrezistico que funcionou durante anos no 1º andar e que serviu de base para o Grupo de Xadrez de Coimbra que já nos anos 90 iria renascer incorporado na Associação Académica de Coimbra.

Das várias histórias que nos conta Alberto Vilaça sobre o Xadrez n'A Brasileira e na cidade, é justamente sobre a a formação da Secção de Xadrez da Associação Académica de Coimbra que trata uma das mais interessantes envolvendo os estudantes Vasco António Ramos Eloy, João Ribeiro e um futuro professor de Hipnotismo, Eugénio Monteiro:

(...)
Ora foi precisamente o Eloy quem me contou que naquela era antiga se organizara uma secção de xadrez na Associação Académica e houvera que eleger um presidente por voto secreto, comparecendo à respectiva reunião exactamente e apenas os três referidos activistas. A contagem dos votos evidenciou um previsível resultado, face às idades respectivas e afinidades pessoais e ideológicas dos dois primeiros : dois votos a favor do Eloy e um a favor do futuro cultor do hipnotismo. mas este não se calou:
-Cheira-me a manobra comunista.

VILAÇA, Alberto, À Mesa d'A Brasileira - Cultura, Política e Bom Humor, Calendário das Letras, 2005.