Não deixa de ser curioso que o mais conhecido e divulgado relato da Guerra do Paraguai tenha sido escrito originalmente em françês e tenha como pano de fundo um episódio menor com pouca ou nenhuma importância estratégica no desenrolar do conflito.É bem verdade que seu autor, Alfredo D'Escragnolle Taunay, futuro Visconde de Taunay, alcançou ainda em vida grande projecção política, social e até literária, o que podendo ser em parte atribuido à sua origem aristocrática, não pode também deixar de ser creditado ao seu polifacetado talento.
Militar, professor, político, historiador, sociólogo, músico e escritor, não deixou também de estudar física, matemática e engenharia, compondo assim a típica figura do homem culto do Séc. XIX. Um erudito.
Se Inocência , obra essencial do romance regionalista no típico estilo do Romantismo, foi a sua maior contribuição para a ficção brasileira, foi no entanto como memorialista que Taunay deixou a sua grande marca.
A Retirada da Laguna, ocorrida entre 08 de Maio e 11 de Junho de 1867, durante a Guerra da Tríplice Aliança, teve início na fazenda Laguna, situada no Paraguai, e percorreu uma vasta área compreendida pelos actuais municípios de Bela Vista, Antônio João, Guia Lopes e Nioaque, no território do actual Estado do Mato Grosso do Sul.
Um contingente de cerca de 1700 homens após uma desastrada incursão em território paraguaio, viu-se cercado sem meios de subsistência e após um calvário em forma de fuga chega a território brasileiro dilacerado e com apenas 700 sobreviventes.
Seria apenas mais um dos muitos e esquecidos episódios da guerra, se entre os seus participantes não estivesse integrado como Engenheiro-Militar o jovem Taunay, que já depois de findo o conflito resolveu passar ao papel a odisséia vivida na zona fronteiriça.
Nasceu assim a obra «La Retraite de Lagune - Épisode de la guerre du Paraguay» impressa em 1871 e que viria a tornar-se um dos grandes clássicos da vasta literatura, ficcional ou não, que apresenta como pano de fundo o mais importante conflito bélico ocorrido no continente americano
(TAUNAY, Alfredo d'Escragnolle, A Retirada de Laguna, São Paulo: Companhia das Letras, 1997)
Notas da Guerra Grande VIII - Seminário em Campo Grande