18 fevereiro 2006

Notas da Guerra Grande V - Colóquio em Paris


Realizou-se em Paris de 17 a 19 de Novembro de 2005, o Colóquio Internacional LE PARAGUAY A L'OMBRE DE SES GUERRES - Acteurs, Pouvoirs et Representations.

Tendo como pano de fundo os dois grandes conflitos em que o Paraguai esteve envolvido desde o Século XIX, a Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870) e a Guerra do Chaco (1932-1935), o colóquio debruçou-se através de múltiplas abordagens que foram da História à iconografia, da antropologia à literatura, nas origens, desenvolvimentos e consequências que os supra-citados confrontos trouxeram às regiões do Prata, do Chaco e a toda a América do Sul.

Sendo estes episódios encarados como «marginais» na historiografia contemporânea européia e praticamente desconhecidos mesmo nos meios académicos, é de realçar a importância de um evento destas características para o seu aprofundamento e compreensão.

Para todos os que se interessam pelo tema é possível encontrar a apresentação do simpósio assim como as principais comunicações no site da Revista Nuevo Mundo - mundos nuevos publicação digital dedicada à História Latino-Americana.

Sobre a Guerra Grande é possível ler:

No site da revista encontra-se ainda uma crítica ao documentário Cándido Lopez, los campos de batalla, de José Luis Garcia (Argentina-Paraguai, 2005)

NOTAS DA GUERRA GRANDE IV - Sonhos Guaranis