08 março 2006

Balanço

Mais do que pela a entrada de Cavaco Silva, o dia 9 de Março fica marcado pela saída do pior presidente dos nossos trinta anos de democracia.

Jorge Sampaio assistiu de braços cruzados à destruição económica do país pelas mãos de António Guterres e seu desastroso governo, e foi somente quando o Partido Socialista perdeu o poder, que o presidente agora cessante descobriu que para além dos discursos fechados e ininteligíveis, poderia exercer também a tal magistratura de influência.

Aliás, quando se começava a falar em rigor, até descobriu que havia vida para além do défice!!!

Num momento em que tanto se fala da crise da justica, é importante também não esquecer o forte contributo de Jorge Sampaio para a descredibilização do sector.

Muito preocupado com as tradições, não hesitou em desprestigiar o Estado de direito e os tribunais, e colocou-se ao lado dos criminosos de Barrancos em clara desmoralização da lei vigente. Foi como se lembram, o principal responsável pela legalização das touradas de morte, retrocesso civilizacional de décadas, e que para desgraça de todos nós, acabou por ser o grande legado dos dez anos de mandato de Sampaio na presidência.

Mesmo passando ao lado do episódio Santana Lopes, situação para a qual foi arrastado e em que pouco mais poderia ter feito, o certo é que Jorge Sampaio deixa o Palácio de Belém com o país numa situação incomparavelmente pior do que aquela que encontrou. Sabendo-se que não é o único responsável, não deixa no entanto de ser um triste balanço.

Dir-me-ão de certeza, que sai com altos índices de popularidade.

Mas num país que cultiva a mediocridade, a passividade e o cinzentismo, outra coisa seria de esperar?