13 março 2006

Exames

O governo anunciou hoje uma das mais esperadas e necessárias medidas na área da educação: A realização de exames para acesso à carreira docente.

Há muito que o processo de seriação dos candidatos ao ensino está viciado pelas classificações irrealistas que algumas faculdades insistem em atribuir aos seus alunos. Tal facto, leva a uma total perversão do sistema, premiando não as melhores universidades e cursos, mas sim aquelas que usam e abusam do facilitismo.

Um estudante que queira hoje em dia cursar uma faculdade de ponta, fatalmente será prejudicado no futuro, pois apesar da sua formação ser de maior qualidade, as suas notas provavelmente serão inferiores aos oriundos das ESE's e Politécnicos da vida.

A ser posta em prática a seriação, medida há muito reivindicada por todos os que defendem uma escola de qualidade, Portugal dará um passo de gigante para romper com o ciclo vicioso que há muito corrompe o nosso sistema de ensino.

Só é pena, que uma vez mais, os sindicatos do sector se mostrem tão empenhados na manutenção da mediocridade e do status quo vigente. Parece que falar em qualidade e justiça a alguns sindicalistas constitui um autêntico crime de lesa-pátria.