28 março 2006

A Queda de Palocci

Acusado por crimes de formação de quadrilha, peculato, falsidade ideológica e corrupção passiva, caiu finalmente o poderoso ministro das finanças de Lula, Antônio Palocci.

Enterrado até ao pescoço num tenebroso caso que envolve ainda uma rede de prostituição e a quebra do sigilo bancário de uma testemunha, o antigo Prefeito de Ribeirão Preto e sustentáculo da ortodoxia económica da administração Lula, sai de cena para preservar o candidato-presidente.

Mesmo passado praticamente um ano, desde o início do gigantesco escândalo de corrupção envolvendo o governo Lula e seus apoiantes, é incrível como a quadrilha do Partido dos Trabalhadores ainda nos consegue surpreender.

Desde mesadas a deputados corruptos, passando por dólares nas cuecas, orgias em puteiros de luxo, assassínios mal esclarecidos e uma dose descomunal de cinismo e falta de vergonha na cara, tudo nesta história nos arrepia e envergonha. Em se tratando de picaretagem, Lula e seus assistentes são simplesmente imbatíveis. Perto deles Mobutu e Ferdinando Marcos até parecem meninos de coro !

Com a queda de Palocci, ganha peso a ala xiita do PT. A mesma que sempre condenou a manutenção da política financeira herdada do governo Fernando Henrique, e que no meio de toda esta tragédia permitiu alguma estabilidade e crescimento económico.

Em ano de eleições é fácil de prever como serão os próximos meses.
O pior ainda está por vir...