27 agosto 2006

Drácula

O título original «The Historian», foi traduzido em Portugal e no Brasil como «O Historiador», e na Espanha como «A Historiadora». O enredo tanto dá para um como para outro.

Embora a escrita não prima pela excelência e a história seja mais do que rocambolesca, o certo é que a primeira obra da americana Elizabeth Kostova tornou-se um best-seller mundial e foi considerado pelo Book Sense, o livro do ano em 2005 na categoria Ficção Adulta.

O eixo da narrativa prende-se com a procura do túmulo de Vlad o Empalador, a figura histórica por trás do mítico Conde Drácula, popularizado pelo livro de Brian Stocker.

Durante 600 longas páginas, historiadores, amadores e profissionais, percorrem ao longo de décadas, vários países e regiões na busca de pistas que os conduzam ao antigo soberano da Valáquia. Sempre com abundantes referências a livros, bibliotecas, arquivos e tradições. E muita história medieval pelo meio.

O curioso é que em Maio último, o governo da Romênia, na esteira das reparações aos espoliados pelo antigo regime comunista, resolveu devolver à familia Von Habsburg, o Castelo de Bran, que parece ter sido a base do terrível Vlad Tepes.

Trasformado em lucrativo ponto turístico, há muito tem sido disputado e acarinhado como a residência do dentuço. Um pouco à moda do Loch Ness escocês.

O que daqui se tira é que a moda dos vampiros veio mesmo para ficar. Seja na literatura light, seja nas atracções turísticas, seja no Congresso brasileiro, chupar sangue é um verdadeiro must.

(KOSTOVA, Elizabeth, O Historiador, Lisboa: Gótica, 2005)