09 agosto 2006

Notas da Guerra Grande XV

Trecho da entrevista ao geógrafo Demétrio Magnoli , organizador da obra colectiva, História das Guerras editada pela Contexto:

(...)

A Guerra do Paraguai, maior conflito entre países na América do Sul, merece um capítulo em “História das Guerras”. No contexto da segunda metade do século XIX -Guerra da Criméia, Guerra de Secessão, Guerra Franco-Prussiana-, qual a relevância desta guerra, no plano internacional?

Magnoli: O capítulo sobre a Guerra do Paraguai, do historiador Francisco Doratioto, está dedicado justamente a dissolver o mito de que esse conflito resultou essencialmente dos interesses britânicos na América do Sul. Sem dúvida, a Grã-Bretanha apoiou a Tríplice Aliança, mas a guerra decorreu do choque entre os interesses nacionais dos seus participantes. Ela é um evento secundário na política mundial do século XIX, mas um evento decisivo na configuração dos Estados nacionais brasileiro e argentino. A Guerra do Paraguai consolidou a unidade do Brasil e a unidade da Argentina. Ela fechou as portas à constituição de um grande Estado platino em torno do Paraguai e dos seus aliados uruguaios. Toda a geografia política da região platina foi desenhada nesse conflito.

(...)

Entrevista de Humberto Pereira da Silva publicada em Trópico.

Notas da Guerra Grande XIV - Memorial Mallet