16 agosto 2006

O Fim de Stroessner

Sendo praticamente desconhecido em Portugal , e ostensivamente desvalorizado no Brasil, o Paraguai é no entanto um país com uma cultura riquíssima que não se esgota na literatura de Roa Bastos. Possui uma História fascinante, infelizmente caracterizada pela violência - Guerra da Tríplice Aliança, Guerra do Chaco, ... - e por diversas ditaduras personalistas que arrastaram o país da língua Guarani, para a pouco invejável lista dos mais pobres do continente americano.

Se no Século XIX a sua existência ficou marcada pelos regimes autoritários de José Gaspar Rodriguez de Francia, Carlos Lopez e Francisco Solano Lopez, o século XX destacou-se pela vitória perante a Bolívia na disputa pela região do Chaco e pelas três décadas de autoritarismo de Alfredo Stroessner.

Homem reservado, com pouco ou nenhum carisma, muita habilidade política - era jogador de Xadrez! - e impiedoso com os opositores, governou como quis durantes longos 35 anos (1954-1989), construindo um dos mais corruptos e ineficazes regimes autoritários, dos muitos que a América do Sul padeceu na segunda metade do Século XX.

Quando foi derrubado em 1989 , o inesquecível ano que trouxe a Democracia a dezenas de países por esse mundo fora, era o mais antigo Chefe de Estado no Ocidente e um embaraço para os EUA que o haviam suportado, pelo seu anti-comunismo, no período mais tenso da Guerra Fria. Posteriormente soube-se da sua activa participação na Operação Condor, espécie de associação criminosa dos regimes militares latino-americanos, visando a perseguição conjunta dos muitos opositores das diversas ditaduras da região.

Mas Stroessner era também um populista. E perspicaz como era, rapidamente percebeu que se queria galvanizar as massas necessitava de um tema que as unisse. Encontrou-o na figura de Solano Lopez, o homem que comandou a aventura militar que de 1864 a 1870 colocou o pequeno Paraguai em guerra com o Brasil, a Argentina e simbolicamente, o Uruguai.

Ainda que Lopez tenha edificado um regime de cariz totalitário, ainda que tenha deixado seu país completamente destruído, ainda que tenha confundido o património do Estado com o de sua família, nunca se rendeu e acabou morto em combate perante um exército várias vezes superior. Características que aliadas ao seu messianismo nacionalista, fizeram dele a figura ideal para enaltecer a imagem do militar paraguaio e assim legitimar a presença quase eterna de Stroessner no poder.

Por todo o país foram edificadas estátuas, baptizadas ruas, e até vilas e cidades em homenagem ao grande Mariscal Lopez. A História da guerra foi reescrita, adoptada nas escolas e academias e os que ousaram contestá-la arriscavam-se na melhor das hipóteses, a ver o seu patriotismo posto em causa.

Não deixa de ser paradoxal que Stroessner, um ditador de Direita, tenha ajudado a consolidar a versão do conflito que culpabiliza ao imperialismo britânico, e que no Brasil teve grande eco na Esquerda através de obra panfletária do jornalista Júlio José Chiavenato: Genocídio Americano: A Guerra do Paraguai (São Paulo: Brasiliense, 1987).

Foi no Brasil que Alfredo Stroessner passou os seus últimos 17 anos de vida. Um exílio dourado no país que tantas vezes acusou de responsável histórico pela destruição do seu Paraguai. Morreu hoje de velhice aos 93 anos. Como tantos outros ditadores nunca foi condenado pelos seus crimes, nunca esboçou grandes arrependimentos e contou até ao fim com seguidores que se mantiveram fiéis.

Nada de muito original.