02 outubro 2006

1º Turno

Contra todas as expectativas - a começar pelas minhas - haverá um 2º Turno.

Sem dúvida uma boa notícia!

O Brasil não ofereceu ao mundo o triste espectáculo da legitimação total - com uma maioria na primeira volta - de um líder corrupto como Lula da Silva.

Posto isto, convém não embandeirar em arco.

O cenário que ontem saiu das urnas, está muito longe de ser animador. Algumas considerações:

1) Lula parte para o segundo turno como favorito absoluto e será muito difícil derrotá-lo. Com mais de 48% dos votos conquistados, é também o herdeiro natural da maioria dos eleitores de Heloísa Helena. Ou será que alguém consegue imaginar os seguidores de Babá e Luciana Genro a votar em Alckmin?

2) Com o susto da primeira volta, é de esperar que o PT ponha toda a sua «organização» subterrânea a trabalhar. Se mesmo com a vitória quase assegurada foram capazes de um episodio grotesco como o do «Dossier», imagine-se o que farão agora que se sentem acossados! Estou até muito curioso para ver o comportamento de Marcola e do PCC nas próximas semanas...

3) São Paulo consagrou José Serra e foi decisivo para evitar o triunfo imediato do PT. Já nos grotões do Norte e do Nordeste, tradicionais redutos do voto de cabresto e do eleitorado manipulável - o assistencialismo Lulista triunfou facilmente. O coronelismo está de volta!

4) A taxa de renovação no Congresso foi baixa. E a maioria dos mensaleiros e sanguessugas retornará triunfante a Brasília. A lista dos Senadores e Deputados eleitos é assustadora: Collor de Melo, Paulo Maluf, José Genoíno, João Paulo Cunha, José Mentor, Palloci, Berzoini...E para completar a festa o grande nome da renovação é o folclórico showman Clodovil Hernandez!
Se confirmada a sua reeleição, Lula não terá grandes problemas em encontrar «companheiros» que, em troca de apoio, aceitem usufruir dos «subsídios» desviados dos cofres públicos pelo seu Partido dos Trabalhadores.

Depois de acompanhar madrugada dentro a apuração dos votos, confesso a minha alegria pelo fracasso temporário da quadrilha de Lula. Mas talvez pelo meu eterno pessimismo, penso que apenas se ganhou uma batalha. Ao contrário do que acontece no cinema, a vida real não tem por hábito apresentar finais felizes. Por isso é provável que no fim, Lula e sua Gang acabem por ganhar a guerra...