18 outubro 2006

Kafkiano

O presidente do IBOPE - o mais conhecido instituto de sondagens do Brasil - afirmou perante o resultado das últimas pesquisas, que apenas um «facto muito espectacular» pode evitar a consagração de Lula da Silva.

É sempre possível argumentar que o que se passou nos últimos quatro anos no país, com o desmascarar da maior rede de corrupção já montada numa democracia latino-americana, é por si só um facto excepcional, o que deveria ter liquidado as pretensões do candidato-presidente.

Mas isso em nada invalida a veracidade da constatação citada e apenas confirma que o Brasil vive um momento kafkiano.

Ninguém duvida que Lula é corrupto, ninguém acredita na inocência dos membros da sua quadrilha, praticamente todos os seus crimes foram comprovados pela imprensa e pelas investigações policiais e mesmo assim todos aguardam a sua vitória eleitoral.

Não que alguém tenha acreditado por algum momento numa punição judicial contra Lula, José Dirceu, Genoíno e outros membros da organização subterrânea que tomou conta do país. Mas não foram poucos - a começar pelos líderes do PSDB - que demonstrando desconhecer profundamente a essência do Brasil profundo, pensaram que poderiam cozinhar Lula em lume brando até uma hipotética vingança eleitoral.

O resultado é o que se vê!