25 julho 2006

Notas da Guerra Grande XIV - Memorial Mallet

Artigo de Letícia Rodrigues no Jornal A Razão em 24 de Julho de 2006:

Quem se interessa ou tem curiosidade pela história militar tem, em Santa Maria, dois lugares onde é possível obter mais informações. O Memorial Mallet, localizado no Regimento Mallet, e o Centro Histórico Coronel Pillar, na Brigada Militar, possuem documentos e objetos que contam a trajetória dessas instituições.


No Memorial Mallet, fundado em 1995, os visitantes fazem uma viagem desde 1831, quando surgiu o regimento até os dias atuais. O espaço é dividido em três unidades: o museu, que ocupa dois andares de um prédio; o museu a céu aberto e o mausoléu.


Um passeio pelo museu, revela a história do regimento e do patrono, general Emílio Luiz Mallet. Armamentos usados nas forças armadas, objetos, quadros, fotografias, estandartes e outros documentos fazem parte do acervo. Um dos destaques é uma maquete que reproduz a Batalha de Tuiuti, a maior batalha campal da história da América Latina, que ocorreu em 1866, durante a chamada Guerra do Paraguai (1865-1870). O embate reuniu cerca de 60 mil combatentes e o saldo foi 10 mil soldados mortos.


No museu a céu aberto, há canhões usados pelo regimento desde 1864. Já no mausoléu, há os restos mortais do general mallet e de sua esposa, que foram trazidos para Santa Maria em 1995. O militar nasceu em 1801, na França, e morreu no Rio de Janeiro, em 1886. O mausoléu é guardado pelo canhão La Hitte, que foi usado na Guerra do Paraguai e é o mais antigo do acervo.

(...)

Notas da Guerra Grande XIII