19 janeiro 2006

O Ensino da Matemática

Foi esclarecedor o debate sobre o ensino da matemática em Portugal, que teve lugar ontem no programa Fórum do País da RTP N.

Particularmente interessantes foram as intervenções de Nuno Crato, presidente em exercício da Sociedade Portuguesa de Matemática.

Perante o desolador panorama que os recentes exames do 9º ano confirmaram, revelando que não existe um único concelho no país com média positiva na disciplina, é chegado o momento de actuar e abandonar de vez as «modernas» pedagogias que tanto dano têm causado ao nosso ensino.

No caso concreto da matemática, Nuno Crato propõe algumas medidas que sendo tão óbvias e necessárias, encontram muitas resistências nas associações do sector:

  • Abandono da actual «ideologia» que preconiza o ensino «centrado no aluno» em detrimento do conhecimento e dos conteúdos.
  • Aplicação dos exames não só para aferição da aprendizagem, mas também para responsabilização de alunos e professores.
  • Avaliação e seriação dos novos formandos das diversas escolas superiores, institutos e faculdades, através de um exame criado para o efeito e que teria o mérito de acabar com a actual distorção que premeia os cursos medíocres cuja única mais-valia é distribuir altas classificações tão úteis aos futuros candidatos a professores.
A simples aplicação destas medidas, não resolveria per si o nosso défice em matemática. Mas contribuiria de forma decisiva para melhorarmos a nossa performance neste campo fundamental do conhecimento e que é fulcral no momento em que tanto se fala de «choque tecnológico».