10 janeiro 2006

O Passado

Em entrevista à revista brasileira Nossa História nº 20, o historiador indiano Sanjay Subrahmanyam comenta algumas reacções à sua biografia sobre Vasco da Gama (1) em Portugal:

(...) do lado português muita gente achou que eu estava tentando destruir um mito da construção da nação portuguesa. Houve reações violentíssimas, ataques na imprensa e até ameaça de processo por parte de um suposto descendente de Vasco da Gama. Para se ter uma idéia, não me convidaram para a defesa de um aluno meu em Lisboa.(...)

Descontando os eventuais exageros que porventura possam conter estas palavras e sabendo que o livro de Subrahmanyam até foi editado pela extinta Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, não se pode negar contudo que continuamos a ter em Portugal uma relação difícil com o nosso passado, principalmente quando nos toca analisar o período mítico da expansão ultramarina.

Está bem patente na opinião pública portuguesa, tão avessa à História com H maiúsculo e tão propensa à pequena história (minúscula...), que os nossos descobrimentos foram uma epopéia sem par e seus protagonistas heróis sem mácula que em caso algum podem ser questionados. E mesmo em alguns meios académicos, obras mais ambíguas no que às virtudes dos navegadores dizem respeito, são vistas quase como crime de lesa-pátria.

A História não é um tribunal para que se preste a grandes julgamentos de carácter, ainda mais quando falamos dos longínquos Séc. XV e XVI. Não deveria portanto servir para ajustes de contas com o passado ou extrapolações patrióticas ou patrioteiras. Deve é ser encarada sem complexos , de superioridade ou de culpa, e assumida naquilo que de bom ou mau nos legou.

Quero ter o direito de me orgulhar dos feitos de um Vasco da Gama, sem ter que me ajoelhar perante a sua quase «divindade». Quero admirar os Descobrimentos sem ter que os exaltar.
Conhecer o nosso passado não pode implicar que o tenha de venerar...ou odiar.

Caso contrário mais vale dispensar a História!

(1) SUBRAHMANIAM, Sanjay, A Carreira e a Lenda de Vasco da Gama, Lisboa, Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 1998.