05 janeiro 2006

A Providencial Artrite de Kramnik


Vladimir Kramnik o mais consistente dos vários campeões do mundo oficiosos de Xadrez, anunciou hoje na sua homepage pessoal que se manterá afastado das competições nos próximos meses em virtude de um grave problema de Artrite.

Isto quer dizer que não disputará o Super Torneio de Wijk aan Zee que se inicia a meio do mês, e que muito provavelmente não estará também presente no Torneio de Linares, o mais importante certame do mundo e que em 2006 não contará igualmente com Garry Kasparov agora um reformado do tabuleiro.

Com isto parece ter ficado comprometida em definitivo, a pretensão de Kramnik em disputar um match de «reunificação» com o búlgaro Vaselin Topalov, que além de ser o campeão oficial, é neste momento reconhecido como o melhor pela esmagadora maioria da comunidade xadrezística. Aliás tirando Kramnik, e provavelmente o tresloucado Bobby Fischer, ninguém duvida que Topalov é de facto o melhor xadrezista da actualidade.

O 7º lugar no ranking mundial, o pouco brilhantismo das suas partidas nos últimos anos e a infeliz classificação a meio da tabela no recente Campeonato Russo, deixaram Kramnik numa posição bastante delicada para quem reivindica ser possuidor do título máximo. Daí a cair no ridículo é um passinho.

Pode portanto ser providencial esta interrupção, para que possa se recuperar fisica e psicologicamente e retorne sem os medos que o caracterizam permitindo assim enfrentar no tabuleiro e não na mídia, os grandes nomes do Xadrez internacional. Quem sabe com Topalov à cabeça...