06 julho 2006

Mau Perder

Depois de uma campanha memorável que fez esquecer as miseráveis prestações anteriores e o comportamento anti-desportivo que há muito caracteriza o futebol português, o pior da alma lusitana volta à superfície e já começou o choradinho de costume.

Com Filipão dando o mote, a «opinião pública» e o seu patriotismo de pacotilha vocifera contra uma conspiração maquiavélica que terá tirado Portugal da final. É a tese peregrina do «patinho feio», e que traz à tona o Portugal profundo e perdedor que durante um mês esteve escondido pelas surpreendentes vitórias.

Se a imagem dos futebolistas portugueses é miserável - como o lembraram até à exaustão ingleses e franceses - isso deve-se fundamentalmente ao comportamento de nossos atletas como nos casos de Abel Xavier em 2000 ou João Pinto em 2002. Se nunca vencemos nada - e desta feita estivemos muito perto - é pela eterna fuga de responsabilidades que vê sempre nos outros os culpados pelos nossos desaires.

Teria sido muito mais bonito se Filipão e alguns dos seus pupilos e adeptos, tivessem tido na derrota a mesma dignidade que tiveram nas vitórias. Bonito e útil. Mas com o andar da carruagem tudo indica que voltaremos à ladainha habitual e que de nada terá servido este pequeno período de triunfos.

O velho Portugal parece estar de volta.