23 julho 2006

Notas da Guerra Grande XIII

Exército inicia hoje a 4ª Marcha da Retirada da Laguna

A 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, com sede em Dourados, realizará de hoje, dia 22 de julho, até a próxima terça-feira, dia 25, a 4ª edição da Marcha Cívico-Cultural Retirada da Laguna.

Este episódio histórico aconteceu no contexto da guerra da Tríplice Aliança, mais especificamente da região de Laguna, no Paraguai, a três léguas e meia do rio Apa, fronteira do Paraguai, até o rio Aquidauana, em território brasileiro, trinta e nove léguas, ao todo, percorridos em trinta e cinco dias de dolorosa recordação.

A reconstituição desse episódio tem por escopo cultuar os modelos de virtudes dos heróis da Retirada da Laguna; contribuir através da coleta de dados e da pesquisa de campo, com o estudo histórico daquela epopéia; congregar, em torno do fato histórico, a comunidade militar com os diversos segmentos da sociedade civil, particularmente o universitário.

A marcha desenvolver-se-á por itinerários em que poderão ser recordadas as difíceis situações vivenciadas pela coluna na medida em que os sítios geográficos, nos quais decorreram os fatos históricos, forem atingidos.

Foram convidados para participarem do evento Entidades de Ensino Público e Privado, Órgãos de Segurança Pública e Mídia para fazerem parte da coluna de marcha, que contará com representações civis e militares, revivendo um dos mais marcantes episódios da Guerra da Tríplice Aliança.

A participação da sociedade civil, agregará valores ao evento e será uma oportunidade ímpar para se identificar e catalogar possíveis áreas de preservação permanente, existentes ao longo do itinerário.

(...)

No Dourados News - 22 de Julho de 2006

Notas da Guerra Grande XII