02 julho 2006

Reconhecimento

Durante décadas a fio, a ausência da Selecção Portuguesa ou as suas medíocres prestações, levaram a imensa maioria dos portugueses a torcer pelo Brasil nas Copas.

Desta feita com os canarinhos de fora e a façanha de Luís Filipe Scolari, é a vez dos brasileiros em peso torcerem por Portugal. Só isto é uma prova inequívoca do sucesso de Filipão.

Eu que morando em São Paulo sofri com a falta de Portugal em 1982 e 1990, e corei de vergonha com o que se passou em 1986, imagino bem o que sentem neste momento os lusitanos do Canindé e do Pari perante a actual campanha.

Não que considere o futebol a salvação da pátria ou o objectivo maior da nacão.
Quem me conhece sabe bem que me estou nas tintas para isso.

Não canto o hino - que considero uma aberração - não acho que somos os maiores, continuo a achar o futebol lusitano fraquinho e não penso que o Mundial fará de nós vencedores.

É apenas um jogo.

Mas só quem já viveu fora do seu país sabe o que significa um triunfo desportivo desta dimensão para um expatriado. E por tudo isso preferia ter vivido este momento nas ruas do velho centro paulistano.