26 julho 2006

Nacional de Xadrez

Está a decorrer em Évora nas instalações do Évora Hotel, o Campeonato Nacional de Xadrez da 1ª Divisão.

Estão presentes inúmeros jogadores de craveira, como Korneev, Ftacnik, Nataf, Sokolov, Romero, Riatsantsev e Mateusz Bartel, o actual campeão polaco. É provavelmente o evento xadrezístico mais forte já realizado em Portugal.

Apesar disso há a lamentar que outra vez, o mais importante certame do Xadrez nacional seja realizado na quase clandestinidade. A comunicação social pura e simplesmente o ignora concentrada que está em coisas mais importantes como os jogos do FC. Porto com equipas da 13ª divisão holandesa ou os confrontos do Benfica com os Solteiros e Casados franceses.

No entanto há que olhar para o próprio umbigo para perceber o que se passa com o Xadrez português.

Um exemplo: Neste campeonato, de longe a principal prova do calendário nacional, a equipa do Boavista apresenta-se desde o início com metade dos jogadores!!! E o que é mais incrível é que continua a jogar e ainda não foi eliminada! Os regulamentos assim o permitem porque está demasiado enraizada nos xadrezistas portugueses a ideia que as faltas de comparência são normais e aceitáveis. Por isso são tão brandas as punições.

Repare-se que não se trata de pequeno clube dedicado, mas sim do Boavista, um dos maiores clubes do país que anualmente gasta milhões de euros no futebol, mas não consegue colocar quatro xadrezistas perante o tabuleiro.

Não é portanto de admirar que os patrocinadores fujam do Xadrez como o diabo foge da cruz, e é até compreensível que os jornais e as televisões não percam tempo com aquele «jogo chato e complicado» que alguns malucos insistem em promover.