16 junho 2006

Medjugorje e Mecking : O Regresso

No final dos anos 80 virou moda no Brasil a adoração de Nossa Senhora de Medjugorje, uma Virgem domiciliada lá para os lados da antiga Jugoslávia.

Ainda me lembro de ter por casa um terço que uma alma caridosa nos ofereceu, ainda que fôssemos muito pouco crentes no que ao celestial diz respeito. As tradicionais Nossas Senhoras de Aparecida e de Fátima estavam com a popularidade em baixa, e fiel que se prezasse tinha que louvar a nova divindade que ainda por cima actuava num sinistro país comunista.

Em 1989 caiu o Muro de Berlim e com ele desabou também a Jugoslávia, que sem a mão pesada de Tito já há muito mostrava sinais de desagregação. Daí para a separação e a sanguinária guerra que se seguiu foi apenas um pulinho. Ou um Milosevicsinho...Mas isso é já outra história.

Com o eclodir do conflito desapareceu de cena a Nossa Senhora da hora. Talvez por Medjugorje ficar na Bósnia, terra pouco dada a grandes cristianismos, Nossa Senhora deve ter partido para outras bandas mais pacíficas e apesar de seus enormes poderes, não são conhecidos grandes milagres ou iniciativas procurando deter os inúmeros massacres que ali se cometeram. O facto da maioria dos locais ser muçulmana, também não deve ter ajudado muito a entidade divina.

Curioso como sou, já me tinha perguntado por onde andaria a Senhora, que tão subitamente desaparecera dos noticiários televisivos e do coração dos adoradores. Temia que tivesse desistido de actuar no pecaminoso e globalizado mundo contemporâneo.

Mas eis que esta semana sou surpreendido pela actuação do xadrezista brasileiro Henrique da Costa Mecking, o Mequinho, antigo nº 3 do mundo, e que há quase vinte anos regressou aos tabuleiros depois de uma doença do foro neurológico, a miastenia gravis, o ter desenganado e afastado por muito tempo do Xadrez. Convertido desde então e já formado em teologia, Mequinho não desiste de chegar ao título mundial para assim poder divulgar a palavra de Deus.

É bem verdade que os resultados não têm sido brilhantes, e que Mequinho é uma sombra do que foi nos anos 70. Mas também é certo que acaba de conquistar em Lodi na Itália seu primeiro torneio internacional desde o retorno, e que segundo as suas próprias palavras, tal façanha apenas foi possível com a ajuda da também regressada Nossa Senhora de Medjugorje a quem foi prestar tributo após a conquista!!!

Uma história com final feliz como se vê.